DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PELE

Em um país como o Brasil, onde há incidência solar a maior parte do ano e fica ainda mais forte nos meses do verão, o câncer de pele é o tipo mais comum entre a população. 

Os três tipos principais são: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, o mais agressivo e com maior índice de mortalidade, porém, com o menor número de ocorrências.

Levando isso em consideração, o diagnóstico precoce do câncer de pele, independente do seu tipo, é tão importante. Quanto antes for identificado, maiores são as chances de tratamento e cura do paciente, mesmo nos casos de melanoma.

O avanço da tecnologia dermatológica, bem como a conscientização da população sobre a importância de usar protetor solar diariamente, vem favorecendo bastante o diagnóstico desta doença.

O mapeamento corporal, por exemplo, permite captar imagens de alta resolução para localizar e avaliar minuciosamente quaisquer pintas e/ou sinais que sejam suspeitos para que a médica dermatologista possa indicar o tratamento adequado.